ESENI recebe curso sobre Design Thinking

A ESENI recebe hoje (20/03/19) e amanhã (21/03/19) o curso “Design Thinking para inovação em negócios“, através de uma parceria com a empresa Gestão PALAS.

O objetivo do evento é ajudar os profissionais na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos inovadores e de melhor qualidade. Serão 16 horas de muito conteúdo e vivências práticas e estes serão alguns dos assuntos abordados na capacitação:

Mundo VUCA: estamos vivendo tempos de volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade. Os cenários estão cada dia mais imprevisíveis. Entender o hoje para co-criar o amanhã.

Era agrícola, industrial, digital e GNR: para mergulhar no hoje, precisamos entender o ontem e o que nos trouxe até aqui. Analisar brevemente a história dos negócios, até chegar a era que estamos entrando, a chamada GNR (Genética, Nanotecnologia e Robótica).

Indústria 4.0: quais serão os impactos dessas três revoluções dentro de uma nova era para as indústrias? Serão apresentados alguns cases de como serão as indústrias e até nossas casas num futuro não muito distante.

Conceito de inovação: embora muito disseminado, poucos tem clareza sobre o que é inovação. O curso desmistifica o assunto e apresenta cases de inovação incremental, aberta, disruptiva, tecnológica e criativa.

Exponencialidade: boa parte das transformações que vemos hoje são consequência da Lei de Moore e o conceito de exponencialidade. O curso explica sobre esses temas e mostra cases de empresas como Whatsapp e Airbnb.

O segredo das empresas do futuro: as empresas do futuro possuem várias características importantes. Apresentação de cada uma delas, provocando os participantes para avaliarem se suas empresas possuem esses atributos ou caminham na contramão do sucesso.

Design Thinking: uma das metodologias mais usadas em todo o mundo para inovação será o ponto central deste curso. Os participantes viverão o método na prática, sendo estimulados a desenvolverem um novo mindset.

Empatia, colaboração e experimentação: os três principais conceitos do Design Thinking serão explicados e vivenciados pelos participantes. Apresentação de cases e vídeos que farão com que todos desenvolvam essas habilidades e as levem como um legado do curso.

Gerações: como as pessoas estão no cerne do Design Thinking, vamos abordar as gerações, dos tradicionalistas à mais recente geração Alpha. Entendimento dos comportamentos e as influências que cada geração recebeu, sem abrir mão dos novos conceitos de pós demografia.

Tendências: vamos apresentar as maiores tendências comportamentais e de consumo no Brasil. Elas farão os participantes ficarem mais atentos às demandas e oportunidades de negócios.

Criatividade: os participantes serão estimulados a desenvolver a criatividade a fim de criarem soluções viáveis ao problema escolhido como desafio. Ao colaborarem em grupos, irão prototipar e testar ideias.

Desafio: para viver o Design Thinking na prática, os participantes deverão escolher um desafio que visa resolver ou pelo menos minimizar um entre os maiores desafios da humanidade segundo a ONU. Esse desafio permeará os dois dias de curso.

Canvas: por fim, será apresentado o conceito de Canvas, um dos mais utilizados para analisar a viabilidade de novos negócios. Os participantes conhecerão a ferramenta e poderão aplicar a ideia em diversas oportunidades em sua vida profissional.

A palestrante é a Marília Cardoso e para saber sobre os próximos cursos da Gestão PALAS, acesse http://www.gestaopalas.com.br/ .